Como fazer, comprar e vender joias

Junte ideias. Quando você for desenhar suas próprias joias, primeiro vai querer se inspirar. Isto vai te ajudar a pensar sobre quais aspectos da peça são mais importantes pra você e o que irá suprir sua necessidade.

  • Observe a sua coleção. Olhe para as joias que tem, compradas ou feitas por outras pessoas. Você pode recriar ou obter ideias de aspectos das peças que você possui e gosta. Talvez você goste de um tipo particular de conta ou fecho ou de uma combinação de cores. E também pode verificar a sua coleção pra perceber se existe um tipo de joia que você precise. Procure por “buracos”, como falta de peças casuais ou cotidianas, e pense em como fazer algo pra resolver isso.
  • Frequente lojas. Visite lojas especializadas em joias ou lojas de departamento que vendem joias para ter uma ideia do que vai querer fazer. A grande variedade contida nas lojas te permitirá obter mais ideias, assim como ficar em dia com as tendências da moda.
  • Olhe ao redor. Você pode checar as joias que suas amigas tem, o que aparece nas revistas e na internet e o que as suas celebridades favoritas estão usando. Pense sobre o que você gosta nas joias delas e quais peças realmente gostaria de possuir.
  • Veja peças antigas. Ao olhar peças vintage e a historia da joalheria, você perceberá facilmente uma variedade de estilos. Examine quais aspectos das peças antigas te agradam para obter elementos de peças que você gostaria de copiar.

 

Materiais para Fazer e Comprar Joias

Uma vez que tiver se decidido entre os elementos que mais te agradam e quais são seus desejos e necessidades, vai precisar decidir que materiais são os melhores pra você. Algumas escolhas de material são baseadas no gosto pessoal, algumas, na disponibilidade e outras, na necessidade.
  • Metais. Metais são muito usados, seja na forma de arames, correntes e anéis, para unir os outros elementos da sua peça. O tipo de metal vai depender da finalidade, além do gosto pessoal. Por exemplo, metais macios são mais fáceis para dobrar e devem ser usados para criar voltas. Mas se este metal será de ouro ou cobre, depende da sua preferência.
  • Pedras. Você pode querer usar pedras ou gemas na criação de suas joias, especialmente se estiver fazendo colares ou anéis. A escolha da pedra é grandemente baseada no gosto pessoal mas tenha em mente que algumas pedras são mais caras que outras. Você também pode optar por usar pedras falsas para economizar. E quando estiver escolhendo as cores, prefira aquelas que combinam com seus olhos ou com seu guarda-roupa. Isso fará com que sua joia se destaque e demonstrará seu estilo refinado.
  • Outros materiais também podem ser usados, dependendo do visual que estiver tentando obter. Se usar metal e pedras preciosas for muito tradicional pra você, tente materiais alternativos como madeira, resina, plástico, sisal ou outros de origens diferentes.
Faça um esboço. Antes de fazer sua peça, você deve esboçar as ideias até chegar a um design final. Assim você poderá planejar o tamanho ou comprimento de cada elemento e terá uma plano a seguir. Isso evita que você desperdice material.

 

  • Esboçar em papel milimetrado pode te ajudar a alinhar melhor os elementos da peça e medir os tamanhos. Você também pode usar réguas, estêncil e papel vegetal para aprimorar seus desenhos ainda mais.

 

Juntando os Materiais

  1. Consiga correntes. Se não quiser fazer uma linha de contas mas preferir colocar enfeites e contas em uma corrente, então comprar uma será essencial. Elas são achadas em tamanhos diversos e podem ser cortadas com alicates de corte.
  2.  Compre fechos. Existem diferentes tipos de fechos. Você terá que escolher o melhor para seu projeto, baseado no tipo de semi joia e também no tamanho e peso das correntes e contas. Os fechos podem ser escolhidos pelo apelo visual ou também podem ser simples e comuns.
    • Fecho mosquetão (lagosta). Este é o mais comum para colares e pulseiras recentemente, relativamente resistente e fácil de usar.
    • Fecho em ‘T’. Boa opção para um visual mais dinâmico e moderno. Especialmente apropriado para pecas com aparência volumosa. São fechos simples fáceis de usar mas não tão seguros quanto os outros.
    • Fecho Barril. Este é um fecho muito seguro que consiste de duas partes tubulares que se encaixam. É melhor usado em colares, entretanto, envolve um certo nível de destreza para fechá-lo.
    • Gancho e olho. Um fecho simples e que pode ser facilmente feito por você com as ferramentas apropriadas, ele consiste de um gancho e um aro. É menos seguro e uma melhor opção para colares pesados que tenham peso para mantê-lo fechado.
  3.  Considere usar contas. Frequentes na confecção de joias, as contas podem dar mais interesse a uma simples corrente ou podem ser penduradas juntas para dar suporte a um pingente mais opulento. Contas podem ser baratas ou caras dependendo do que são feitas e encontradas numa gama de materiais.
    • As contas são encontradas em todas as cores e feitas de materiais diversos como: plástico, vidro, madeira, concha, osso, pedra, argila, polímero e muitos outros materiais.
  4.  Use gemas para embelezamento. Se quiser dar a sua joia um pouco de brilho, use gemas reais ou falsas. Mas caso deseje usar pedras preciosas, tenha certeza de que possui a fixação apropriada para o seu projeto. Gemas podem ser relativamente baratas ou extremamente caras, dependendo do tamanho, tipo e qualidade da pedra.
    • Entre as pedras preciosas comumente usadas em joias temos diamantes, safiras, rubis, esmeraldas, ametistas, opalas e topázios.
  5. Compre cordões. Para unir contas, amuletos e pingentes, você vai precisar de algum tipo de material que seja ao mesmo tempo resistente e flexível. Dependendo do peso da peça e de como você pretende fechá-la, pode usar arame, cordão elástico, sisal, linha de pesca ou materiais diversos.
Compre arame para a estrutura. Você vai precisar de um arame mais largo, menos flexível para fazer muitas partes da sua joia. Exemplos incluem correntes, estacas, barras de ligação e espaçadores. Tenha certeza de que a espessura seja correta para seu projeto antes de comprá-lo
Compre as ferramentas corretas. Você vai precisar de várias ferramentas para confeccionar as partes complexas da sua joia. Se seu projeto pede trabalho com metal, elas certamente serão necessárias. Garanta que suas ferramentas sejam de boa qualidade e estejam afiadas. Ferramentas cegas são uma forma comum de se machucar.
  • Encontre um conjunto completo de alicates. Muitos tipos diferentes de alicates são necessários para criar os aspectos diferentes da sua peça. Incluem alicates com ponta em nylon, alicates de bico redondo, alicates de bico chato e alicates de bico curvo.
  • Tesouras e alicates de corte. Tenha as ferramentas apropriadas a mão para qualquer necessidade. As tesouras podem ser usadas para cortar linhas de pesca e elásticos. Sempre use os alicates de corte para os arames, pois usar tesouras pode ser perigoso.

 

Habilidades Básicas para Joalheria

Endireitar o arame. Este é o primeiro passo para fazer sua própria peça. Se o arame estiver torto quando você cortá-lo, vai continuar torto quando você fizer sua joia, já que e muito difícil endireitar o arame depois de cortado.
  • Comece segurando o rolo com um pedaço de arame já desenrolado. Com o alicate de ponta em nylon, puxe o arame até que esteja reto. Você pode virar o arame ou segurá-lo em ângulos diferentes de vez em quando, pra garantir que esteja reto por todos os lados.
  • Cortar o arame. Escolha alicates de corte liso, que são específicos para joalheria. Eles permitem obter duas pontas de arame diferente, pois deixam um lado reto e o outro angular.

    • Aprenda que lado do alicate resulta em que tipo de corte e use de acordo. Tenha cuidado ao usar estes alicates, pois são muito afiados.
    • Não use alicates cegos, o que pode te machucar. Se não estiverem afiados o suficiente, podem escorregar pelo arame.
Dobrar o arame. Dobrar o arame em ângulos agudos é outra habilidade necessária para confecção de joias. Conseguimos isso usando alicates, de preferência os de bico curvo. Apenas segure o arame com o alicate e dobre com o dedo até que o ângulo desejado seja atingido.
Fazer voltas. Você pode facilmente fazer voltas nas pontas de um arame, o que será útil para várias partes de uma joia. Comece segurando o arame com um arame de bico redondo, de forma que somente um pequeno pedaço do arame passe para o outro lado do alicate. Então, dobre o arame ao redor do bico do alicate até que seja formado uma volta em forma de ‘p’.

Você pode ajeitar esta volta ao segurar o arame com o alicate de bico redondo no inicio dela e voltar levemente. Isso resultará na volta abrindo, mas fechá-la novamente e fácil.

Colocar fechos. Colocar um fecho é uma finalização necessária para colares e pulseiras. O método mais fácil de colocação é usando um alicate de friso. Quando você tiver terminado de enfiar todas as contas, posicione o alicate na ponta. Passe o arame na volta do fecho e volte em direção as contas. Passe o arame dentro de algumas contas, puxe com força e feche o alicate, depois corte o arame excedente.

Medir suas joias. Colares e pulseiras podem ser feitos de acordo com sua preferência mas anéis precisam ser medidos cuidadosamente. Use um medidor de anel ou meça seu dedo enrolando uma fita nele e comparando a medida com os tamanhos padrão, encontrados facilmente online.

Dicas Finais

  • Se quiser se tornar um joalheiro melhor, você pode tomar aulas (geralmente em escolas técnicas ou cursos livres) ou pode aprender com os próprios artistas. Alguns joalheiros podem estar dispostos a ensinar algumas técnicas em troca de dinheiro ou ajuda no trabalho. Encontre uma associação de artesãos local e peça informações sobre as opções disponíveis.